Colocar GoogleMaps como interface padrão no I3Geo

Olá pessoal,

Essa é  minha primeira postagem (espero que de muitas!) sobre o I3Geo. Alguns leitores tem me acompanhado no twiiter (@geoluislopes) e tem percebido meu interesse, embora que recente, por este software. 

De acordo com o Manual Básico do Usuário de I3Geo (2010) "o I3Geo é um sistema integrador de funcionalidades de Sistemas de Informações Geográficas que permite aos usuários criarem mapas temáticos de maneira simples e rápida." E o mais importante: software livre!

O I3Geo está disponível gratuitamente no Portal do Software Público Brasileiro, sob a licença pública geral - GPL. Para download e instalação, já existem diversos tutoriais, além do próprio manual de instalação e não faria sentido repeti-los.
De primeira veremos como customizar nosso I3Geo, ou seja, deixa com a aparência que desejamos. O Google Maps foi escolhido por ser uma interface mais amigável, de fácil interpretação e boa compreensão.

Quem já fez o download e instalou com sucesso, percebeu que a interface padrão é baseado no Open Layers (figura 1). Embora uma ótima interface, para muitos usuários não agrada. Por isso a ideia de publicar este tutorial.
 
Figura 1. Interface padrão do I3Geo (clique na figura para ampliar)

Para mudar essa interface vamos seguir os seguintes passos:

Windows

Passo 1: Vá até o diretório "C:\ms4w\Apache\htdocs\i3geo" e procure o arquivo ms_configura. Clique com botão direito e abra com um editor de texto qualquer.

Passo 2: Com editor de texto aberto, procure por "openlayers.htm". Para facilitar a busca, clique em Ctrl+F. Obs: perceba que serão 2 resultados por essa busca.

Passo 3: Substitua os resultados da busca acima por "googlemaps.phtml". Obs: substitua nos 2 lugares encontrados pelo busca. Clique em salvar.

Para verificar se a interface padrão do I3Geo foi alterada, abra seu navegador de internet e digite "localhost/i3geo". Deverá aparecer como mostra a figura abaixo (figura 2):

Figura 2. Google Maps como interface padrão no I3Geo

Linux

Para fazer essa alteraçao no linux vá até o diretório "var/www/i3geo" e procure pelo mesmo arquivo ms_configura e repita os passos 2 e 3 acima.

Por hoje é isso. O que acharam?