Série Quebrando tabus | extrair coordenadas de pontos usando QGIS

Olá pessoal,

Esta postagem dará continuidade a Série "Quebrando tabus: software livre também faz!" (a primeira de 2012). Série esta, lançada ano passado (2011) e com bastante sucesso! 

Para esta Série, adotamos a hashgat #SLGeoTbFaz e publiquei, aqui no blog, 4 tutorias da mesma, confira:

Vale ressaltar que esta Série conta com o apoio dos amigos "geoblogueiros" Eliazer Kosciuk (@eliazerk), Sadeck (@sadeckgeo), Anderson Medeiros (@ClickGeo), Esdras Andrade (@geoparalinux) e José Carlos (@geojcarlos), com publicações em seus respectivos blogs. A Série também recebeu uma nota nas 3ª e 4ª Edições da Revista FOSSGIS Brasil (@fossgis)
O tutorial desta vez  mostrará como Extrair coordenadas de pontos usando o Quantum GIS (QGIS)Tempos atrás, postei 2 tutoriais extrair coordenadas de pontos usando o ArcGIS. O propósito da Série é mostrar que há alternativa. Um software livre, como o QGIS, realiza as mesmas funções de um proprietário.
Anderson Medeiros (@ClickGeo) já havia postado esse mesmo procedimento para o KosmoGIS e Sadeck (@sadeckgeo)  para o TerraView. Agora chegou a vez do QGIS.

Vamos lá! Abra o QGIS e adicione seu shape de pontos. Para este tutorial estou usando o arquivo de localidades do estado do Amapá disponibilizado pelo SisCom/IBAMA.

Agora, abra a tabela de atributos clicando no botão "Abrir Tabela de Atributos" da barra de ferramentas "Atributos" (Figura 1).

Figura 1. Botão para abrir a tabela de atributos de uma camada

Com a tabela de atributos aberta, próximo passo é abrir a calculadora de campo, mas para isto precisaremos alternar para o modo de edição da camada. Então, como mostra na figura 2, abaixo, clique em "Alternar para modo de edição" (em azul) e, posteriormente, clique no botão "Abrir calculadora de campo" (em vermelho).

Figura 2. Passos para abria a calculadora de campo

A calculadora de campo se abrirá. Os passos a seguir são (Figura 3):

      1.  No quadro "Novo Campo" 
  • Em "Nome do arquivo de saída" escreva algo que faça referência as coordenadas que serão extraídas. Nomeei como "coord_x"
  • Em "Tipo de arquivos de saída", selecione "número decimal (real)"
  • Em "Espessura de campo de saída", pode deixar o default de valor 10 e em "precisão" digite 2 (número de casas decimais)
      2.  No quadro "Expressão de calculadora de campo"

  • Digite "$x" ("cifrão" mais a tecla "x", para extrair a longitude)
Figura 3. Passos para extrair corrdenadas

>> IMPORTANTE: Para extrair a latitude repita os passos da figura 3, substituindo o "Nome de arquivo de saída" para "coord_y" e na "Expressão de calculadora de campo" por "$y" ("cifrão" mais a tecla "y") <<


A figura 5 representa o resultado do processo. Obs.: O valor das coordenadas serão correspondentes ao sistema de projeção da camada.

Figura 5. Resultado do procedimento de extrair coordenadas

>> Software livre também faz! <<

Bom trabalho e até a próxima!